Marketing
veterinário

O que pode e o que não pode?

Veterinários não podem fazer propaganda?

Esse é um mito muito difundido entre os profissionais e negócios voltados para a saúde animal.

No entanto, a verdade é que o CFMV, além de não proibir a propaganda ainda indica que devam ser seguidas as diretrizes do Código de Ética do Médico Veterinário e também que sempre se cumpra as individualidades de cada conselho regional.

A resolução 722/02 aprova o Código de Ética do Médico Veterinário e desde então essa profissão passa a ter uma regulamentação também com com relação ao Marketing.

Então, agora vamos a parte prática? O que pode e o que não pode.

1 – Divulgar conteúdos informativos em redes sociais ou em material impresso.

Pode. “A participação do Med. Veterinário na divulgação de assuntos relativos à saúde em qualquer meio de comunicação pública deve ser direcionada para fornecer esclarecimentos e conteúdos educativos dessa forma ele não deve promover sensacionalismo, autopromoção ou a promoção de outros.” O que significa? Que o veterinário pode publicar conteúdos informativos, mas evitar conteúdos que gerem pânico, informação incompleta ou imparcial, pois podem gerar sensacionalismo ou um desserviço à profissão.

Além disso o conteúdo precisa conter apenas o importante para informar. Não devendo ter anúncios de profissionais da saúde, já que o acesso ao conteúdo informativo deve ser livre de indicação de profissional para não utilizar a autoridade do conteúdo em promoção de um profissional específico. Deve conter apenas a divulgação de conhecimento.

Um cuidado importante é que o Código de Ética também proíbe a divulgação de conteúdos sem comprovação científica. Então, mesmo que você acredite em tratamento alternativos e queira utilizá-los em seu protocolo, os que não tiverem comprovação científica ainda, devem ficar fora de sua propaganda. Assim você evita medidas de advertências ou penalizações mais severas.

2 – Anunciar / expor casos clínicos, cirúrgicos e pacientes?

Pode. Desde que colete a autorização por escrito e formal do cliente.

Atenção que estamos falando de casos clínicos, ou seja, com o foco no estudo do tratamento. Não é permitido o médico veterinário postar fotos de tratamentos ou cirurgias.

Outra atenção neste caso é que não pode usar a foto para mostrar resultado de um tratamento (por exemplo: fotos de antes de depois de um tratamento de retirada de tártaro ou de um tratamento dermatológico). O foco da sua propaganda não pode ser a promoção do serviço com um resultado comprovado, pois sabemos que cada indivíduo é único e que não podemos garantir resultados iguais para pacientes diferentes.

3 – Oferecer seu serviço (atendimento ou tratamento) como prêmio em um sorteio ou como presente em uma compra.

Não pode. “Art 13 – O médico veterinário não deve oferecer nem permitir que seus serviços profissionais sejam oferecidos como prêmio de qualquer natureza.” (Código de ética do Med. Vet.)

Esse artigo mostra mais uma infração passível de punição. Os serviços do médico veterinário não deve ser um prêmio de nenhum formato.

4 – Posso fazer uma promoção ou fazer o anúncio de um serviço mais barato ou grátis?

Absolutamente não pode. Mas essa é a infração mais difícil de compreender os trâmites. Então vamos analisá-la melhor.

Art. 14 – É vetado ao med. vet. veicular em meios de comunicação em massa e em redes sociais os preços e as formas de pagamento dos seus serviços.

Art. 15 – É vetado ao med. vet. divulgar os seus serviços como gratuitos ou com valores promocionais.

Ou seja, não podem ser utilizados sites de compras coletivas (ex. Peixe urbano ou Grupon) e nem publicar em redes sociais utilizando palavras como: gratuito, popular, preço promocional, melhor valor, melhores condições de pagamento… Acima de tudo o importante é focarmos que o objetivo da sua propaganda não deve ser o preço e sim os seus diferenciais. O intuito do Conselho de Ética do Médico Veterinário é evitar o mercantilismo da profissão, fortalecendo desta forma a importância do Médico Veterinário com foco no bem estar animal.

5 – Divulgar notícias e acontecimentos

Pode. Porém, você deve divulgar apenas àquelas imagens que forem comprovadas cientificamente e com o foco sempre em educar e orientar. Nunca pode publicar notícias sem comprovação, especulações ou com objetivo sensacionalista (para causar medo ou receio nos tutores)

6 – Divulgar datas comemorativas e meses temáticos

Pode. Você pode divulgar todas as datas do mundo animal e também usar os meses temáticos (coloridos) como forma de educar os tutores sobre cada doença e sua prevenção, além de falar sobre o bem estar animal.

7- Publicar fotos do local e do cotidiano

Pode e deve. Essas fotos são muito importantes para criar conexão com seus seguidores e consequentemente fazê-los sentir que já o conhecem bem. Essa conexão tem como resultado clientes mais fiéis e mais confiantes e seu tratamento.

8 – Cenas fortes como tumores e cirurgias

Muito Cuidado! Como já dissemos mostrar a foto de um procedimento invasivo ou cirurgia não é permitido à não ser em casos de estudo e com foco em outros médicos veterinários.

Mas além da regulamentação temos que levar em conta também que esse tipo de imagem (assim como os tumores), assusta muito os proprietários dos pets.

O mais importante é você entender o que seu público-alvo valoriza. Se o seu público principal são os tutores, invista em imagens e fotos mais reconfortantes e educativas e não alarmantes.

9 - Essas regras valem para material impresso e outdoors também?

Sim. “Art. 28 – As placas indicativas de estabelecimentos med. vet., anúncios e impressos devem conter dizeres compatíveis com os princípios éticos, não implicando jamais em autopromoção…” (Código de ética do Med. Vet.)

E ainda: Resolução CFMV n° 1138/2016 art. 15 – Materiais de divulgação impresso ou digital não podem conter a informação expressa de valores cobrados pelos serviços e chamadas sensacionalistas como “promoção”, “gratuito” ou “desconto”

Ou seja, nenhum tipo de material impresso ou digital deve conter menção de preço mais barato ou promoção. Essa regra tenta impedir a concorrência desleal baseada em preço e não em qualidade.

regulamentação temos que levar em conta também que esse tipo de imagem (assim como os tumores), assusta muito os proprietários dos pets.

O mais importante é você entender o que seu público-alvo valoriza. Se o seu público principal são os tutores, invista em imagens e fotos mais reconfortantes e educativas e não alarmantes.

10 - O que devo postar?

Você precisa se lembrar de que suas postagens não devem focar em preço ou formas de pagamento e sim nos seus diferenciais médicos. Fale sobre sua clínica ou sobre você, sobre as suas formações (e/ou de seus funcionários), sobre os bairros que você atende ou se localiza. Conte casos bem sucedidos (sempre com autorização do cliente).

E o mais importante: Poste conteúdo informativo! Fale sobre as doenças existentes, as vacinas, as medidas preventivas, como identificar emergências e tantos outros assuntos importantes que permeiam a saúde animal.

Como resultado da publicação desse tipo de conteúdo você mostrará ao seu cliente que você entende sobre o assunto, que você está sempre atualizada (o) e que você gosta de manter seus clientes informados. Além disso, você educa a sua audiência. Isso significa que você ensina para eles sobre a importância dos veterinários e de não realizar tratamentos caseiros.

11 - Como devo proceder se um colega de profissão infringir alguma dessas regras?

A primeira ação é o aviso. Você pode avisá-lo ou avisar ao conselho de sua região, CRMV. Quando o Conselho receber a denúncia irá avaliar e caso constate alguma infração o delatado receberá um aviso e um tempo para retirada do conteúdo incorreto. A segunda vez já é imposta uma punição que aumenta gradativamente conforme a gravidade da situação, podendo chegar a cassação do registro do médico veterinário e até o fechamento do estabelecimento por tempo indeterminado ou definitivo.

Esse material não substitui a interpretação e leitura dos materiais emitidos pelo CFMV e CRMV’s, apenas visa auxiliar o veterinário na interpretação dos itens relativos a publicidade e anúncios. Por isso não deixe de consultar sempre os Conselhos, atualizações do Código de Ética e cumpra as regras estabelecidas por eles.

Faça uma

Consultoria para
seu negócio pet!

 Vamos te mostrar qual o caminho para o seu negócio obter os melhores resultados através da internet! Basta dar um click no botão do lado